segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Centro Minas Design na Bienal Brasileira de Design 2010


O Centro Minas Design (CMD) vai representar o estado mineiro na abertura da 3ª Bienal Brasileira de Design, amanhã (14), às 11h, no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), evento que vai até dia 31 de outubro, em Curitiba, com diversas manifestações de design. Uma das novidades deste acontecimento é de grande orgulho para Minas, já que a próxima Bienal Brasileira de Design, em 2012, tem local escolhido: Belo Horizonte.

Os preparativos para a realização da próxima Bienal começaram ainda este ano, liderados pelo Centro Minas Design, instituição promotora da Bienal, vinculado a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).


Em maio deste ano o CMD lançou o projeto intitulado “Tempo de Design em Minas”, que se divide em três fases: período de 2010 [tempo: preparação] — 2011 [estação: plantio] — 2012 [terra: colheita], que contou também com a divulgação Agenda de Design 2010, digital e impressa, em parceria com o Sebrae-MG e a palestra com o designer inglês Patrick Jordan.

Além do mais, com o objetivo de marcar esse novo período do design, com uma identidade forte nas esferas sociais, culturais e econômicas, foi criado um selo que vai chancelar todos os eventos durante os anos até 2012. A ação inédita tem o propósito de criar um conjunto de ações e eventos que darão suporte e serão preparatórios para a Bienal de 2012.

Bienal 2010

O tema escolhido para a Bienal 2010 é “Design, Inovação e Sustentabilidade”. Com o intento de democratizar o design, o evento dá ênfase em produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. Uma das grandes inovações desse ano é que a Bienal acontecerá em diversos pontos da cidade, tanto em espaços institucionalizados, como museus e universidades, quanto em locais públicos com alta circulação de pessoas, como os parques. A ideia de ocupar diversos espaços é para fazer a iniciativa "extravasar" pela cidade, interagindo com o espaço urbano, com os moradores e visitantes. Além das mostras, o evento tem na programação seminários, fóruns, workshops, ações educativas, interativas e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário