quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Belo Horizonte é anunciada para a próxima Bienal de Design


Com o tema da sustentabilidade, termo que vem cada vez mais tomando conta das discussões do planeta, foi um dos principais enfoques da Bienal Brasileira de Design 2010, inaugurada dia 14 de setembro, em Curitiba. Após a abertura oficial, foi apresentada pela comissão organizadora a cidade de Belo Horizonte como a sede do quarto evento mais importante de design no país, em 2012, que vai ser coordenado pelo Centro Minas Design.

A terceira edição contou com seminários e fóruns, além de manter mostras e ações educativas até o dia 31 de outubro, com inúmeros produtos para serem apreciados pelo público em geral. Ao todo são nove exposições espalhadas por locais estratégicos e turísticos da capital paranaense. Cartazes que tentam responder à pergunta "Sustentabilidade: e eu com isso?" são vistos no Parque Barigui e no Jardim Botânico. O Museu Oscar Niemeyer abriga produtos ligados às artes; a Universidade Positivo abre as portas para discussões; e o arquiteto Jaime Lerner apresenta a trajetória como urbanista, em exposição no Memorial de Curitiba.

No entanto, a principal mostra, que carrega o tema do evento, Design, Inovação e Sustentabilidade, se encontra no pavilhão de exposições do Centro Integrado dos Empresários e dos Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep). Lá podem ser vistos 250 produtos, escolhidos entre cerca de 800 que se inscreveram para participar.

De acordo com a curadora-geral Adélia Borges, todo o trabalho da Bienal procurou dar continuidade a este evento tão importante no fomento do design no país e a sustentabilidade é a grande questão dos nossos dias. “A Bienal tem papel importante no Brasil já que temos recursos naturais como poucos e recursos humanos criativos. A Bienal é um retrato fascinante do nosso design e que terá ressonância para todos”, afirmou.

Além disso, com um grande painel na mostra principal, o público vislumbrou e conheceu alguns enfoques da Bienal de 2012, na capital mineira. O tema do evento está em discussão e deve ser anunciado ainda este ano. O Centro Minas Design promete um grande acontecimento, muito maior e melhor, que vai marcar o Brasil inteiro. Preparem-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário